quarta-feira, 12 de outubro de 2011

This beat is Technotronic!



Não há como falar em dance music dos anos 90 sem falar em Technotronic. Quem nunca ouviu nas rádios ou nas boates a música Pump Up The Jam, hit de maior expressão do grupo, provavelmente ainda não estava entre nós na década de 90. Technotronic, o grupo produzido pelo belga Jo Bogaert, veio para marcar a virada dos anos 80 para os 90, dando a cara do que seria a dance music daquela década que se iniciava.

Presenças indispensáveis nas seleções de flash house dos apreciadores da dance music, Pump Up The Jam, Get Up e Move This levaram a voz de Ya Kid K às rádios, aos samplers dos mixers dos DJ's e às casas noturnas de todo o mundo. Apesar do vocal ágil e até hoje inconfundível da congolesa Ya Kid K, sua imagem só foi conhecida no segundo vídeo do grupo, já que no primeiro, de Pump Up The Jam, quem apareceu foi a modelo Felly. Aliás, essa prática artificial e condenável foi uma característica negativa de vários bons grupos de dance music dos anos 90, corrigida pelo Technotronic no clipe do sucesso Get Up.

Além da produção de Bogaert, o grupo era formado por MC Eric e chegou a contar com os vocais das cantoras Reggie e Daisy Dee, que gravou vários sucessos em carreira solo e como vocalista de outros projetos. Com vocês, um clipe encontrado no YouTube da versão extendida de Get Up, com Ya Kid K dando um show de presença na tela e nos vocais.

Utilizei como fonte, onde vocês podem obter mais informações:
Technotronic na Wikipedia (em inglês)

Ya Kid K na Wikipedia (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário